A igreja de Cristo
A igreja é a comunidade do evangelho de Cristo; é o povo criado e planejado, desde a eternidade, por Deus; é a congregação dos santos formado pela ação do Espírito Santo, que convenceu pecadores de seus pecados e os atraiu a Jesus Cristo para o perdão de seus pecados e uma nova vida com Deus.
A igreja é formada por pessoas salvas pela fé em Jesus Cristo, batizadas pelo Espírito Santo, que testemunharam dessa salvação mediante o batismo nas águas.
Em sua vivência, a igreja é local, pois é formada pelo ajuntamento dos cristãos de um determinado lugar que se reúnem regularmente para cultuarem a Deus, para se encorajarem mutuamente na fé em Jesus Cristo, incluindo a observação da ceia e do batismo, além de cuidarem uns com os outros em suas necessidades.
Ser membro da igreja é, acima de tudo, pertencer ao corpo espiritual de Cristo, que produz o compromisso de todos os crentes de zelar pelo testemunho cristão, a partir da observação da Palavra de Deus.
Referências Bíblicas: João 1.12;13-17; Atos 2.38; Efésios 4.1-32; Colossenses 4.2-6; 1 Pedro 2.9,10; 1 João 1.1-7
Adoração
A adoração a Deus cumpre o propósito central da vida do cristão. Pela ação regeneradora do Espírito Santo somos levados a perceber o quanto andamos distantes da glória de Deus e como necessitamos do favor divino, manifesto em Jesus Cristo. Só assim, perdoados e reconciliados com Deus, é que iniciamos a nova vida e começamos a cumprir o propósito da nossa criação, que é viver para o louvor da glória de Deus, fazendo tudo nEle, por Ele e para Ele.
A vida com Deus se vive em comunidade e não apenas no individual, como alguns querem viver em nossos dias.
O principal propósito da igreja de Cristo é adorar a Deus e, por isso, vivemos em comunidade para prestar o nosso culto, expressando publicamente a nossa adoração a Deus, na pessoa de Jesus Cristo, que é o único digno de toda honra e toda a glória.
Cremos na experiência do ajuntamento para estimular a fé dos discípulos de Cristo, à medida que a celebração da sua bondade e do seu amor cultiva uma dependência vital do Senhor na vida de cada cristão.
Referências Bíblicas: João 4.23-24; Efésios 5.19; Colossenses 3.16.
Amadurecimento na Fé e na Santidade
A igreja também existe para crescer em fé e santidade pela Palavra de Deus.
A Bíblia, por ser a revelação de Deus aos homens, é o fundamento da nossa fé e de conduta de vida. A perseverança nas doutrinas bíblicas é uma marca de nossa igreja, a fim de que cada de nossos membros esteja firmado numa fé genuinamente cristã, mantenha-se na verdade e amadureça em seu relacionamento com o Senhor e com seus irmãos.
Cremos que cada membro do corpo é alimentado e transformado pela Palavra de Deus a fim de ser um instrumento nas mãos do Senhor para edificar a vida de seus irmãos em Cristo e para anunciar as boas novas de salvação ao mundo.
Nossa igreja estuda e procura viver a Bíblia em nossos cultos; na escola bíblica; nos pequenos grupos; nos encontros da juventude; nas reuniões de homens; de mulheres; nos encontros de casais; enfim, em todos nossos ajuntamentos, pois cremos no poder da Palavra de Deus para nos fazer imagem de Cristo ao mundo.
Referências Bíblicas: Salmos 19.7-9; Marcos 7.13; João 17.17; Atos 2.42; 17.11; Efésios 4.12-15; 6.17; 1Timóteo 4.6; 6.3; 2Timóteo 1.13; 3.16-17; Hebreus 4.12; 1Pedro 1.10.
Amor ao próximo
O amor de Deus se manifestou aos homens de maneira perfeita e completa por meio de Jesus Cristo. Da mesma maneira que fomos alvos dessa graça, nos tornando membros da família de Deus sem mérito próprio, o Senhor nos uniu com outros e nos capacita para que vivamos relacionamentos na comunidade dos santos, a fim de que o seu amor nos aperfeiçoe.
A igreja de Cristo também existe para expressar o amor de Deus por meio dos seus relacionamentos. E o próprio Deus, em Jesus Cristo, será conhecido pelo mundo por meio da vivência do amor entre o seu povo.
Entendemos que vivermos em comunidade da fé é a oportunidade que Deus nos dá para vivenciarmos e exercitarmos o seu amor uns pelos outros. É estando juntos que somos encorajados a praticar o amor, a superar o egoísmo de nossos corações, a servir pessoas com os nossos dons, tempo e recursos materiais e financeiros, de maneira que a glória seja dada tão somente a Deus.
Referências Bíblicas: Efésios 4.1-3; Colossenses 3.12-14; 1João 1.7; 4.7-21
Compaixão e Justiça
Deus em Jesus Cristo revelou a plenitude da justiça ao mundo. A pessoa e a obra de Cristo deram ao homem a possibilidade de um dia se ver totalmente livre do pecado e totalmente apto a expressar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus!
A igreja de Cristo é o instrumento de Deus em um mundo corrompido pelo pecado que não preza pela justiça. Como povo alcançado pela justiça de Deus, somos chamados a viver a bondade e a equidade no meio em que vivemos.
Nossa igreja trabalha para, e pretende cada vez mais, exercer a influência do Reino de Deus por meio de inserções na comunidade local, incluindo diversas modalidades de ações sociais, que são oportunidades para a proclamação do evangelho de Cristo.
Referências Bíblicas: Mateus 5.13-16; Lucas 10. 25-37; Atos 4.34-37; 11.29; Filipenses 3.9; Colossenses 4.5-6; 1João 1.9
Integração
A igreja local, como toda família, tem seus costumes e jeitão próprio. As pessoas que se achegam precisam ser cuidadas e inseridas em amor.
Nossa igreja tem a satisfação de receber novos membros e por isso tem o zelo de levá-los a compreender como vivemos, em que cremos e o que precisamos observar para andarmos juntos em comunhão. Também desejamos proporcionar o crescimento espiritual de cada pessoa que se aproxima da nossa igreja, a fim de habilitá-las a edificar e amar outros da mesma maneira em que tem sido amada e edificada.