Liderança

A IBSJBV é uma igreja congregacional, em que a igreja local possui autonomia para conduzir as suas decisões espirituais e administrativas. Apesar de reconhecer o valor de credos da igreja antiga e da honra necessária à sua liderança, as decisões de nossa igreja reconhecem a autoridade soberana de Jesus Cristo, tendo as Escrituras Sagradas como única regra de fé e prática.

A liderança de nossa igreja é formada por um Conselho Administrativo e um Conselho Espiritual, sendo o primeiro, formado por membros da diretoria estatutária e líderes de ministérios, e o segundo, pelo pastor da igreja e por alguns homens que têm sido preparados para exercerem o diaconato e o presbiterato em nossa igreja local, observando os ensinos bíblicos de 1Timóteo 3:1-7, Tito 1:5-9 e 1Pedro 5:1-3.

A igreja é liderada pelo Pastor Pablo Ferreira, desde o ano de 2015, que tem como propósito bíblico o direcionamento, o ensino e o cuidado das famílias que formam a nossa congregação local.

Mineiro de Ipatinga (1980), é casado com Uiara e pai de duas meninas, graduou-se em Turismo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, concluiu o seu Mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí, SC, atuou no mercado e na área acadêmica em Turismo até que passou a se dedicar ao chamado pastoral, preparando-se nos estudos teológicos pelo Seminário Palavra da Vida, em Atibaia, SP; e graduando-se em Teologia pela Universidade Mackenzie, SP. Também licenciou-se em História pela Universidade de Franca, SP; e tem cursado a Pós-graduação em História da Teologia e da Igreja, pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo.

O pastor da igreja exerce seu ministério em tempo integral, está necessariamente envolvido com ensino da Palavra, com aconselhamento e com discipulado e possui um preparo ministerial e teológico para liderar a igreja com o auxílio dos membros do Conselho Espiritual e do Conselho Administrativo.


Os homens do Conselho Espiritual possuem a responsabilidade de estarem envolvidos com o serviço cristão em auxílio à condução espiritual da igreja. Ainda que seus membros não tenham a obrigatoriedade de liderarem algum ministério da igreja, devem estar servindo algum ministério, incluindo o ensino da Palavra. Esses homens possuem o mesmo nível de responsabilidade e de exigência de um pastor, embora não sejam ordenados formalmente ao ministério pastoral.

Já os membros do Conselho Administrativo da igreja, são homens e mulheres da igreja que exercem alguma função cotidiana na igreja, como, a representação legal da igreja diante das autoridades civis, e a condução dos diferentes ministérios da igreja. Esses líderes são acompanhados e auxiliados pelo Conselho Espiritual e, ainda que exerçam atividades rotineiras, devem ter o mesmo zelo espiritual do que os líderes espirituais da igreja, pois tudo o que o cristão faz, deve fazer como para o Senhor (cf. Colossenses 3:23-24; 1Coríntios 10:31).